terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como preparar remédios em casa.

Tipos de chá:
A preparação de chás é a forma mais simples e tradicional do aproveitamento das ervas.
Infusão: Ferver a água em uma vasilha e derramá-la sobre as ervas em outro recipiente.
Em seguida, coloca-se a tampa e deixa o chá descansar (abafado) por 10 min antes de coar
1 xíc. - 150ml de água
4 a 5 g de erva seca (1 colher de sopa)
8 a 10 g de erva fresca (2 colheres de sopa)

Decocção: Processo usado para raízes, cascas, sementes e folhas duras. Coloca-se as
plantas num recipiente com água fria. Leva-se a mistura ao fogo e deixa-se cozer por 10 a 20 min.

Tisana: Coloca-se a água para ferver e quando ela entra em ebulição, acrescentam-se as ervas, que devem permanecer na água fervendo por uns 5 min. Ao apagar o fogo, abafa-se e deixa descansar por alguns min. Depois é só coar.

Maceração:Deixam-se as ervas de molho em água fria por certo tempo: de 10 a 12 horas para as folhas, flores e sementes: e de 16 a 18 horas para as hastes, cascas e raízes picadas. A vantagem do processo está no aproveitamento dos sais minerais e vitaminas contidas em certas ervas.


Cataplasmas:
Aplicações de ervas sobre uma parte externa do corpo machucada, inchada ou dolorida.

Ervas frescas: Aplicadas na parte afetada, sem preparação prévia.

Ervas secas: Colocadas no interior de um saquinho e aplicadas frias ou quentes. Indicados para câimbras, nevralgias, dores de ouvido, etc.

Em pasta: As ervas devem ser socadas atá formarem uma papa, que deve ser aplicada diretamente, ou entre dois panos, no local afetado.

Compressas: Cozinham-se as ervas indicadas até obter um líquido bem forte (3 a 4 vezes mais forte que o de um chá). A seguir mergulha-se um pano no líquido, que, depois de torcido, é aplicado na parte dolorida ou afetada.


Banhos: Fazer um chá forte como o das compressas e misturar na água da banheira. No chuveiro, após o banho, derrama-se o chá no corpo, do pescoço para baixo.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo BLog.
    Sou fã de ervas aromáticas e até hoje, nunca tinha encontrado fotos que identificassem as minhas dúvidas sobre algumas plantas, como as que aqui existem.
    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir
  2. essa malva possui cheiro de eucalipto? caso negativo, há alguma comesse aroma? Pois conheço outro tipo e há pouco recebi uma muda diferente,com esse aroma. obrigada

    ResponderExcluir